Saúde da População Negra
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é uma resposta do Ministério da Saúde às desigualdades em saúde que acometem essa população. Reafirma as responsabilidades de cada esfera de gestão do SUS na efetivação das ações para garantir o acesso da população negra a ações e serviços de saúde, de forma oportuna e humanizada.
Este espaço visa fornecer informações para entender as diferenças em saúde entre grupos étnicos e raciais no Brasil. Ele tem três eixos principais: 'Indicadores de Enfrentamento ao Racismo', 'Características Sociodemográficas da População' e 'Morbidade e Mortalidade da População Negra'.
Este painel apresenta os 'Indicadores de enfrentamento ao racismo', produzidos a partir dos resultados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (ESTADIC), realizadas no ano de 2021 e de busca por termos-chave presente nos Planos Municipais de Saúde através do Sistema Digital dos Instrumentos de Planejamento (DIGISUS), do quadriênio 2021-2024.